Quem Somos

Quem Somos

  • dama internationalÉ uma organização sem fins lucrativos e independente de fornecedores, constituída pela associação de técnicos e profissionais dedicados a promover os conceitos e melhores práticas da Gestão, Governança e Qualidade de Dados e da Informação.

    Possui mais de 60 capítulos no mundo, inclusive o capítulo brasileiro, ou DAMA Brasil, criado em junho de 2010 por um grupo de profissionais e estudantes engajados com a possibilidade de promover o crescimento e a valorização das áreas e dos profissionais que atuam com Gestão, Governança e Qualidade de Dados e da Informação no Brasil e na América Latina.

    Em plena era da informação e “big data”, os dados são, cada vez mais, tratados como ativos importantes dentro das organizações.

    A Governança de Dados é cada vez mais necessária e as organizações do mundo todo devem ficar atentas a isso.

    Os dados não se “auto gerenciam” e, por isso, surge à necessidade de profissionais, áreas e departamentos responsáveis pela gestão para viabilizar o uso estratégico dos dados e informações.

    Missão:

    Promover a compreensão, o desenvolvimento e a prática da gestão de dados e informações como ativos chaves de uma organização.

    Visão:

    Ser reconhecida como um recurso essencial para todos os profissionais que se dedicam à Gestão, Governança e Qualidade de Dados e da Informação no Brasil e na América Latina.

    Objetivos:

    • Definir e esclarecer o papel Gestão, Governança e Qualidade de Dados e da Informação em uma organização.
    • Educar todos os níveis de gestão empresarial, demonstrando como a Gestão, Governança e Qualidade de Dados e da Informação afeta o desempenho corporativo.
    • Ajudar profissionais a obter conhecimentos avançados sobre Gestão, Governança e Qualidade de Dados e da Informação que estão em pleno uso e expansão no exterior.
    • Criar padrões, normas, métricas e regulamentações para o setor.
    • Prover suporte aos membros e suas organizações para que possam suprir suas necessidades de conhecimento e educação sobre o assunto.
    • Criar parcerias e obter apoios de outras organizações com princípios similares com o propósito de contribuir com o desenvolvimento do assunto Gestão, Governança e Qualidade de Dados e da Informação.
    • Fortalecer a figura do Gestor de Dados e Informação em Negócios (conhecido no exterior como “Data Steward”), possibilitando que as empresas tenham a Governança de Dados como ponto focal de apoio para as estratégias de negócios.
    • Conscientizar as organizações de que os profissionais que trabalham com Gestão, Governança e Qualidade de Dados e da Informação em seus diversos níveis e divisões, precisam ser mais valorizados.
    • Estabelecer programas de certificação para os profissionais que trabalham com Gestão, Governança e Qualidade de Dados e da Informação.
    • Promover encontros e eventos de diversos tipos para disseminar conhecimento e manter uma rede de relacionamento sempre ativa e colaborativa.
    • Conscientizar as organizações de que a Gestão, Governança e Qualidade de Dados e da Informação efetiva exige papéis definidos dentro e fora das áreas de Tecnologia da Informação.
  • A Data Management Association International (www.dama.org) elegeu sua primeira diretoria em 1988.

    O primeiro capítulo foi fundado em 1980 em Los Angeles.

    Outros capítulos iniciais foram: San Francisco, Portland, Seattle, Minneapolis, Nova York e Washington DC.

    A DAMA tem promovido conferências anuais desde 1989, quando foi realizado o primeiro simpósio em Gaithersburg, Maryland.

    Em 2001, a DAMA teve uma participação recorde de mais de 1.000 profissionais de Gestão, Governança e Qualidade de Dados e da Informação de 24 países no 13º simpósio anual, realizado em Anaheim, Califórnia.

    Em 1996, a primeira conferência da DAMA na Austrália foi realizada em Melbourne.

    Na Europa, a primeira conferência foi realizada no ano de 2000, em Londres.

    No Brasil, a primeira conferência foi realizada em junho de 2010, em São Paulo, momento no qual o capítulo Brasil foi inaugurado. Hoje, a “Data Management Conference” é o mais importante encontro na América Latina sobre Gestão, Governança e Qualidade de Dados e da Informação.

  • Conselho Diretor – Biênio 2016/2017

    Rossano Soares Tavares

    Rossano Soares Tavares
    Presidente
    presidente@dama.org.br

    Bergson Lopes Rego

    Bergson Lopes Rego
    Vice Presidente
    vicepresidente@dama.org.br

    Gustavo Barbato Flor

    Gustavo Barbato Flor
    Diretor de Estudos Técnicos
    estudostecnicos@dama.org.br

    Rogério
    Carosi

    Rogério Carosi
    Diretor Administrativo e Financeiro
    financeiro@dama.org.br

    Osvaldo Alvarenga Júnior

    Osvaldo Alvarenga Júnior
    Diretor de Eventos, brasileiro
    alvarenga@omotiro.com.br

    Eduardo Godoy de Lima

    Eduardo Godoy de Lima
    Diretor de Comunicação e Marketing
    marketing@dama.org.br

    Conselho de Orientação – Biênio 2016/2017

    Manoel Francisco Dutra Lopes Jr.

    Manoel Francisco Dutra Lopes Jr.
    dutrajr.manoel@gmail.com

    Iêda Silveira de Alcântara

    Iêda Silveira de Alcântara
    ieda@omotiro.com.br

    Hermann Dagys de Arruda

    Hermann Dagys de Arruda
    herdagys@yahoo.com.br

    Carlos José Xavier Cruz

    Carlos José Xavier Cruz
    carlosxaviercruz@yahoo.com.br

    Composição do Conselho Fiscal – Biênio 2016/2017

    Renate Landshoff

    Renate Landshoff
    renate@inovatraining.com.br
GHETTI - Criação e Desenvolvimento de Sites