Conhecimento

Conhecimento

Desde a inauguração do capítulo, em 2010, a DAMA Brasil vem criando e desenvolvendo uma série de atividades e projetos visando à disseminação de conhecimento sobre Gestão da Informação e Governança de Dados.

Além de disponibilizar fontes de conhecimento oriundas do Brasil, a DAMA também utiliza e disponibiliza fontes de outros países, visto que no exterior o tema já possui extrema importância e está presente em frentes de discussão e aperfeiçoamento.

Confira abaixo as principais fontes de conhecimento que já foram disponibilizadas à comunidade brasileira.

Obs: Em breve novas fontes serão divulgadas, por isso é recomendado o preenchimento do formulário de newsletter ao lado e também seguir a DAMA Brasil nas redes sociais.

Data Management Body of Knowledge (DAMA DMBoK®)

Data Management Body of Knowledge (DAMA DMBoK®)

Escrito com a participação de mais de 120 pessoas do mundo todo, o “corpo de conhecimento” sobre Gestão de Dados (DMBoK®) é muito reconhecido e utilizado no exterior e vem crescendo bastante no Brasil. Sua versão mais recente já foi traduzida para português pela DAMA brasil e está disponível para venda no site da Amazon.

O livro proporciona uma visão geral sobre Gestão de Dados. Apresenta uma visão padrão da indústria no que concerne a função de Gestão de Dados, as terminologias e as melhores práticas, sem detalhar os métodos e técnicas específicas.

O DMBOK não tenta ser a “referência” sobre alguma função específica em Gestão de Dados, mas indica publicações amplamente reconhecidas, artigos e sites para leitura complementar.

Introduz pontos de vista e abordagens alternativas que são aceitas pela indústria, mas que opiniões diferentes possam existir.

Além de fornecer orientação para a comunidade educacional, o DMBOK serve de base para as avaliações de maturidade organizacional e efetividade da Gestão de Dados. Ele pode também ajudar as organizações a definirem as suas estratégias corporativas de dados, ou seja, sugerir, justificar e orientar os esforços para implementar e melhorar a Gestão de Dados.

Saiba mais

Data Management Conference - Latin America

Data Management Conference - Latin America
Em tempos de Big Data a privacidade dos dados e a segurança da informação estão entre os maiores desafios das organizações. Como captar e tratar cada vez mais dados e mantê-los consistentes e protegidos? Como dar conta dessa tarefa sem comprometer o desempenho dos sistemas, engessar a organização e manter a satisfação dos usuários? Responder a essas e outras questões é o objetivo da DMC Latam.

Referência no mercado latino americano, a DMC Latam, na sua 7ª edição, é o mais representativo e ininterrupto encontro internacional dedicado exclusivamente à gestão da informação e governança de dados organizado anualmente pela DAMA Brasil com a supervisão da DAMA International. Em 2016 a conferência será realizada nos dias 14 e 15 de setembro em São Paulo.

Engana-se quem ainda pensa que Gestão da Informação e Governança de Dados é matéria de interesse exclusiva dos administradores e arquitetos de dados e analistas de sistema. A audiência da DMC Latam tem sido formada por diretores, gerentes e executivos de negócios, responsáveis por dados e por TI, de organizações públicas e privadas, em todos os segmentos de mercado.

Acesse o site do evento para mais informações: www.dmc-latam.com

Saiba mais

Data&Information

Data&Information
Lançada em agosto de 2015, a 1ª edição impressa da DATA&INFORMATION, com 88 páginas, apresenta artigos sobre dados e informações de profissionais renomados do Brasil, EUA e Argentina. Vale destacar os artigos “Arquitetura é arquitetura é arquitetura”, do americano John A. Zachman, considerado o “pai” da Arquitetura Corporativa e “Dado, informação, conhecimento e competência” do professor Valdemar W. Setzer, um dos pioneiros no ensino e pesquisa em Ciência da Computação no Brasil.

A revista impressa foi oferecida aos participantes da conferência DMC Latam 2015, enviada para todos os associados da DAMA Brasil e também para formadores de opinião e executivos de tecnologia de várias organizações brasileiras.

A 1ª edição da revista DATA&INFORMATION, na versão digital, já está disponível para compra nos links: Google Play, Kindle, Kobo e Apple

Publicações e Apresentações

Publicações e Apresentações

Por meio de uma área restrita online, a DAMA Brasil disponibiliza aos seus membros, apresentações realizadas em eventos, artigos, entrevistas, livros, cursos, etc.

Comunidade Ativa (networking)

Comunidade Ativa (networking)

Os membros e seguidores da DAMA Brasil interagem para troca de experiências, debates e aperfeiçoamento. Periodicamente, a associação organiza eventos de networking e confraternização para aproximar a comunidade que está em pleno crescimento no Brasil.

Os diretores da DAMA estão disponíveis para tirar dúvidas e apoiar os membros e seguidores. Os contatos podem ser feitos por email.

Iniciativas de Parceiros DAMA

Iniciativas de Parceiros DAMA

As organizações e os profissionais do Brasil estão percebendo a importância e a necessidade de discussão e aperfeiçoamento do tema e por isso estão criando e desenvolvendo iniciativas muito interessantes que a DAMA Brasil costuma apoiar e divulgar para seus membros e seguidores.

São diversas iniciativas, desde publicações e conteúdo específicos até cursos e eventos.

GHETTI - Criação e Desenvolvimento de Sites